Acervo de Pinturas

Pinturas digitalizadas e extraídas do Livro ALBERTO VALENÇA: Um Estudo Bibliográfico e Crítico, do autor Clarival do Prado Valladares.
AUTO-RETRATO. Óleo sobre tela, 48cm x 40cm,  ass.c.i.d. com dedicatória: "Para meu filho Antônio Alberto" Salvador, BA, 1942.


CABEÇA DE VELHA. Carvão sobre papel, 35cm x 40cm, 1923. Acervo do Museu Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador,BA.


PAISAGEM COM ÁRVORE (CAJUEIRO). Óleo sobre tela colada sobre madeira, 31 cm x 43 cm, Salvador-Ba, 1951.


FORTE E CASA DE MONTSERRAT. Óleo sobre cartão, 20 cm x 25,5 cm, Salvador-Ba, 1920.

TRAPICHE E BARCOS. Óleo sobre tela, 38 cm x 56 cm, datado de 1914 ou 1917. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador,Ba.

MARINHA. Óleo sobre madeira, 17 cm x 25cm, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador-Ba.


AMARALINA. Óleo sobre tela colocada sobre madeira, 30,5 cm x 37,5 cm, 1920. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Ba 
CLAUDIONOR (retrato de um adolescente). Óleo sobre tela, 33 cm x 41 cm, Salvador, Ba, 1922.


FRÁGUAS I. Óleo sobre tela 36,5 cm x 44,5 cm, 1924. Coleção Arnold e Anni Widberger, Salvador, Ba.


PAISAGEM (marinha, morro e ruínas): óleo sobre madeira de cedro , 32,5 cm x 41 cm, 1934.  Coleção Hélio Figueira, Salvador, BA.

CAIS DE CONCARNEAU: óleo sobre madeira, 34 cm x 41 cm. Concarneau, Bretanha, França, 1927. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Ba.

LADEIRA DA MONTANHA (e antigo Teatro São João) : óleo sobre tela, 48 cm x 39 cm, 1918. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto,  Salvador, BA.


MARINHA: óleo sobre tela, 49,5 cm x 68 cm, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia, 1925.


CABEÇA DE UM VELHO: óleo sobre tela colocada sobre madeira, 35 cm x 27,5 cm. Coleção Francisco Peçanha Martins, Salvador, Bahia.


ZÍNGARA (denominação européia de cigana): óleo sobre tela, 40 cm x 32,5 cm. Paris, 1926.


MULHER REZANDO: óleo sobre tela, 61 cm x 50 cm. Paris, 1926, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia.


CABEÇA DE VELHA: óleo sobre tela, 41 cm x 33 cm, Bretanha, 1927. Nota: rubrica e data caligráficas a risco de cabo de pincel. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia.


PESCADOR BRETÃO: óleo sobre tela, 45 cm x 37 cm. Bretanha, França, 1927. Coleção Arnold e  e Anni Wildberger, Salvador, Bahia.


BRETÃO: óleo sobre tela, 46,5 cm x 38 cm. Bretanha, França, 1927. museu da fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Ba.



PAISAGEM FRANCESA (casario e canal): óleo sobre madeira, 42 cm x 34 cm. Concarneau, 1927, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Ba.


PAISAGEM DA BRETANHA: óleo sobre tela, 54,5 cm x 73,5 cm, Bretanha, França, 1927.


MERCADO DE CONCARNEAU: óleo sobre madeira, 20 cm x 24,5 cm, Concarneau, 1927, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia.


TORRE DE CONCARNEAU: óleo sobre tela, 38 cm x 45,5 cm, Concarneau, 1927. Coleção Emílio Alves Odebrecht, Salvador, Bahia.


ANCORADOURO DE CONCARNEAU: óleo sobre tela, 33,5 cm x 26 cm, 1927. Coleção Albérico Fraga, Salvador, Bahia.


BARCOS (Porto dos Tainheiros, Itapagipe, Bahia): óleo sobre tela colocada sobre cartão, 26 cm x 37cm, 1925. Acervo do artista, Salvador, Bahia.


LUAR NA BRETANHA: óleo sobre tela, 47 cm x 38,5 cm, Bretanha, França, 1926-27. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia.


VELEIROS DE CONCARNEAU: óleo sobre madeira, 40 cm x 33 cm, Concarneau, 1927, Salvador, Bahia.


ANCORADOURO E PONTE DE CONCARNEAU: óleo sobre madeira, 22 cm x 28 cm, 1927, Pinacoteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.


REFLEXO N'AGUA: óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm (paisagem tomada no antigo Caminho de Areia, Massaranduba, Salvador, Bahia, 1925), Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, Bahia.


ÁGUAS PARADAS: óleo sobre tela, 46,5 cm x 69,5 cm (paisagem tomada entre as pequenas enseadas e formações rochosas do antigo Morro do Conselho, na Mariquita, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, 1920). Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA.


BARCOS PARADOS: óleo sobre madeira, 17 cm x 24 cm (cena do porto de Salvador, de antes de 1915). museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA.




UBARANA (praia, luz matutina). Óleo sobre tela, 45 cm x 60 cm, (inscrição no verso da tela: Amaralina -  Bahia, 1919), Museu Nacional de Belas-Artes.



UBARANA (praia, luz vespertina) : óleo sobre madeira,  36 cm x 43 cm, ass. com dedicatória: "Ao Dr. Valladares -  Valença", data presumível de feitura,  1919.


 Igreja de Santana - Salvador-Ba Ano: 1958 - Óleo sobre madeira



Paisagem - Ano: 1940 - Óleo sobre chapa de madeira industrializada.



Paisagem  "Armação Pituba" - Década de 40 - Óleo sobre placa.


Interior da Igreja de São Francisco - Ano: 1940 - Óleo sobre tela.


Pátio do Convento São Francisco - Ano: 1940 - Óleo sobre chapa de madeira industrializada.


Tempo chuvoso em Ouro Preto - Óleo sobre madeira .



FRÁGUAS III (Pedras na Praia):  Óleo sobre tela, 33 cm x 44 cm, Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA, 1928.

PEDRAS DA BARRA (marinha): Óleo sobre tela colocada sobre cartão, 24 cm x 33 cm. Coleção Renato Machado Martins, Salvador, BA, 1921.

FRÁGUAS II: Óleo sobre madeira, 40 cm x 27 cm, Coleção Vva. Filinto Borja, Salvador, BA, 1925.

MARINHA (segunda versão de Pedras da Barra): Óleo sobre madeira, 31 cm x 40 cm. Coleção Francisco e Ilka Peltier de Queiroz, Salvador, BA, 1921.

SANTO ANTÔNIO DA BARRA: Óleo sobre tela, 54 cm x 63 cm (paisagem tomada do alto do Largo da Vitória). Museu de Arte do Estado da Bahia, 1938.

SANTO ANTÔNIO DA BARRA VISTO DO PORTO DA BARRA:Óleo sobre tela, 33 cm x 41 cm. Coleção Vva. Gilberto farias de Almeida, Salvador, 1940.

FAROL DA BARRA: Óleo sobre tela, 49 cm x 58,5 cm. Coleção Vva. Gilberto Farias de Almeida, Salvador, BA, 1929.

SÃO LÁZARO: Óleo sobre tela, 48 cm x 61 cm. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA, 1928.

PAISAGEM COM MARINHA (Ondina): óleo sobre madeira, 31 cm x 39 cm. Coleção Hosanah de oliveira, Salvador, BA.

MARINHA: Óleo sobre madeira, 32 cm x 40 cm. Coleção Eduardo Moraes Baleeiro, Salvador, BA.

MARINHA (Rio Vermelho, Bacia das Moças): Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm. Coleção Vva. Hildebrando Jatobá, rio de Janeiro, RJ, 1935.

PITUBA (várzea): Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm. Coleção Wanda Fraga Gonzaga, Rio de Janeiro, RJ, 1920.

PORTADA DA FORTE DE SÃO DIOGO: Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm. Coleção Antônio Wanderley de Araújo Pinho, Rio de Janeiro, RJ, 1930.

PITUBA: óleo sobre madeira, 18 cm x 23 cm. Coleção Eduardo Moraes Baleeiro, Salvador, BA, 1935.

PAISAGEM COM MARINHA: Óleo sobre eucatex, 33,5 cm x 41 cm. Coleção Sílvio Faria, Salvador, BA, 1960.

PAISAGEM: Óleo sobre eucatex, 35 cm x 45 cm. Acervo do BANEB, Salvador, BA, 1958.

UBARANA (Pituba): Óleo sobre madeira, 22 cm x 28,5 cm. coleção Jorge Costa Pinto, Salvador, BA, 1935.

UBARANA (Pituba): Óleo sobre madeira, 32 cm x 40 cm. Coleção Adolpho Wildberger, Salvador, BA, 1935.

ARMAÇÃO (Pituba): Óleo sobre madeira, 32 cm x 40 cm. Coleção Adolpho Wildberger, Salvador, BA, 1940.

ARMAÇÃO (Pituba): Óleo sobre madeira, 31,5 cm x 41 cm. Coleção Vva. Miguel Osório, Salvador, BA, 1940.

ARMAÇÃO (Pituba): Óleo sobre eucalex, 32cm x 40 cm. Coleção Adolpho Wildberger, Salvador, BA.

FONTE DO BOI (Mariquita, Rio Vermelho): Óleo sobre tela colocada sobre madeira, 30 cm x 34 cm. Coleção José Vasconcellos, Salvador, BA, 1949.

CASARIO PRAIEIRO: Óleo sobre madeira, 33 cm x 40 cm, 1940. Coleção Hélio Figueira, Salvador, Ba.

BARRANCO: Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm, 1940. Coleção Renato Berbert de Castro, Salvador, BA.

CASA VELHA: Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm, março de 1943. Coleção Vva. Gilberto Farias de Almeida, Salvador, BA.

TRAPICHE PORTO: Óleo sobre tela, 38 cm X 55 cm, 1936. Coleção Sílvio Teixeira Barros, Salvador, BA.

PELOURINHO E BAIXA DOS SAPATEIROS: Carvão sobre papel (restaurado), 40 cm x 61 cm, 1945 - para o E.P.U.C.S. Coleção Diógenes Rebouças, Salvador, BA.

CASARIO: Óleo sobre tela colocada sobre madeira, 44 cm x 37 cm (casario visto da janela do quarto do pintor, na Rua Tuiuti, 19, divisando a Rua Gabriel Soares e fundos da Rua dos Democratas, 1950). Pinacoteca da escola de belas Artes da universidade Federal da Bahia.

IGREJA DE SANTANA: Óleo sobre tela, 52 cm x 40 cm, com dedicatória "Para Presciliano", 1937.

CASARIO DA SAÚDE: Óleo sobre eucatex, 36 cm x 45 cm, 1958. acervo do BANEB, Salvador, BA.

CONVENTO DO CARMO, ORDEM TERCEIRA E BAIXA DOS SAPATEIROS:  Carvão sobre papel, 48 cm x 65 cm, 1945, para o E.P.U.C.S. Acervo da Secretaria de Obras da Municipalidade de Salvador.

IGREJA DE SANTANA: Óleo sobre madeira, 41 cm x 33 cm, dedicatória "para Américo Simas Filho", 1958. Coleção Américo Simas Filho, Salvador, BA.

IGREJA DE SANTANA E CASARIO: Óleo sobre tela, 71,5 cm x 58 cm, 1949, Museu de Arte do Estado da Bahia.

INTERIOR DO CONVENTO DO CARMO: Óleo sobre tela, 45 cm x 37 cm, 1969. Coleção Wenceslau Pires da veiga, Salvador, BA. 

MIRANTE E TORRE DO DESTERRO: Óleo sobre eucatex, 37 cm x 46 cm, 1968. Museu de Arte do Estado da Bahia.

PÁTIO E CLAUSTRO DO CARMO: Óleo sobre madeira (cedro), 45 cm x 37 cm, 1960, Acervo do BANEB, Salvador, BA.

CONVENTO DO DESTERRO: Óleo sobre tela, 54,5 cm x 66 cm, 1928. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA.

PÁTIO E CLAUSTRO DO CONVENTO DO CARMO: Óleo sobre tela, 55 cm x 46 cm, 1962. Colégio Sérgio Porto Tourinho, Salvador, BA.

CLAUSTRO DO CONVENTO DO CARMO: Óleo sobre tela, 55 cm x70 cm, 1919. Museu Nacional de Belas-Artes. Doação de D. Lavínia Villas-Boas Machado.

PÁTIO E CLAUSTRO DO CONVENTO DO CARMO: Óleo sobre madeira, 32 cm x 40 cm, 1960. Coleção Wenceslau Pires da Veiga, Salvador, BA.

CLAUSTRO DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO: Óleo sobre madeira, 26cm x 30cm, 1925. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA.

CLAUSTRO E ESCADARIA DO CONVENTO DE SÃO FRANCISCO: Óleo sobre tela, 71cm x 56cm. Museu Nacional de Belas-Artes. 

PORTA DA SALA DO CAPÍTULO (Convento de São Francisco, Bahia): Óleo sobre madeira, 65cm x 59 cm, 1925. Museu da Fundação Carlos Costa Pinto, Salvador, BA.

PASSAGEM DO CLAUSTRO (Convento de São Francisco, Bahia): Óleo sobre tela, 46,5cm x 61 cm, 1928. Coleção Antônio Wanderley de Araujo Pinho, Rio de Janeiro, RJ.

INTERIOR DE SÃO FRANCISCO (passagem para o refeitório): Óleo sobre tela, 60cm x 73,5cm, 1930. Coleção Manuel Joaquim de Carvalho Filho, Salvador, BA.

ANTE-SALA DA ENFERMEIRA (Convento de São Francisco, Bahia): Óleo sobre tela, 38 cm x 46,5 cm, 1931. Coleção Antônio Wanderley de Araujo Pinho, Rio de Janeiro, RJ.

MEDITAÇÃO (Sacristia da Igreja do Convento de São Francisco, Bahia): Óleo sobre tela, 49 cm x 39 cm, 1923. Acervo do artista, Salvador, BA.

BREVIÁRIO (Sacristia do Convento de São Francisco, Bahia): Óleo sobre tela, 65 cm x 53 cm, 1929. Coleção Estácio Gonzaga Filho, Salvador, BA.

PORTÃO DA PENHA ( Noviciado da Penha, Itapagipe): Óleo sobre tela, 40 cm x 50 cm, 1924. Museu Fundação Carlos Costa pinto, Salvador, BA.


TAMARINDEIROS DA PENHA (Itapagipe): Óleo sobre madeira, 33 cm x 41 cm, 1936. Coleção Nilo Pedreira, Rio de Janeiro, RJ.

PORTO DOS MASTROS (Itapagipe): Óleo sobre madeira, 31 cm x 40 cm, 1925. Coleção Adolpho Wildberger, Salvador, BA.

PORTO DOS TAINHEIROS (Itapagipe):  Óleo sobre tela, 46 cm x 51 cm, 1924,. Coleção Heitor Marback, Salvador, BA.

ILHA DE MARÉ (vista de Coutos): Óleo sobre madeira, 32 cm x 40 cm, 1940. Coleção Luís Vianna Filho, Rio de Janeiro, RJ.

MADRE DE DEUS: Óleo sobre tela, 45 cm x 34 cm, 1923. Museu de Arte do Estado da Bahia.

CANOAS DE MADRE DE DEUS: Óleo sobre madeira, 35,5 cm x 41 cm, 1924. Coleção Francisco Duarte Guimarães Neto, Rio de Janeiro, RJ.

CASARIO DE ITAPARICA (Largo da Quitanda): óleo sobre madeira, 40 cm x 33 cm, Itaparica, 1950. Acervo Antônio Alberto Valença, Salvador, BA.

BOM JESUS: óleo sobre tela, 47 cm x 57 cm, 1940. Acervo da Fundação Juracy Magalhães júnior, Itaparica, BA.

COQUEIROS DE MADRE DE DEUS: óleo sobre madeira, 31,5 cm x 41 cm, 1938. Coleção Pedro de Figueiredo Ferreira, rio de janeiro, RJ.

MARINHA (Itaparica): óleo sobre madeira (compensado), 22 cm x 27 cm, 1950. Coleção Vva. Armínio Fraga, Rio de Janeiro, RJ.

MARINHA (Itaparica): óleo sobre madeira (compensado), 22 cm x 27 cm, 1950. Coleção Vva. Armínio Fraga, Rio de Janeiro, RJ.

AVELHA ESPERANÇA: óleo sobre tela, 46 cm x 38 cm, com dedicatória: " ao Capitão Juracy  Magalhães oferece o A. Valença", 1938. Acervo da Fundação Juracy Magalhães Jr, Itaparica, BA.

O ABADE DOM RUPERTO: óleo sobre tela, 88 cm x 108 cm. Galeria dos Abades, Mosteiro de São Bento, Salvador, BA.

AUTO-RETRATO: óleo sobre madeira, 24 cm x 19 cm, com dedicatória: "À minha querida mãe - Alberto - Rio - 1933". Acervo do artista, Salvador, BA.

RETRATO DA MÃE DO ARTISTA ( D. Olympia de Aguiar Pires Valença): óleo sobre madeira, 24 cm x 18 cm. Nota: lê-se no verso, escrito a caneta sobre a madeira: "Olympia Valença 1951". Acervo de antônio Alberto Valença, Salvador, BA.

RETRATO DE D. ANA (Ana Cerqueira Lima): óleo sobre tela, 65,5 cm x 54,5 cm, 1932. Coleção João Maurício Wanderley de Pinho, Rio de janeiro, RJ.

RETRATO DE MOÇA: óleo sobre madeira, 18 cm x 12 cm. Nota: retrato da senhorita Virgínia Ottoni Vieira, feito no Rio de Janeiro, RJ.

RETRATO DO CARDEAL DOM SEBASTIÃO LEME: óleo sobre tela, 270 cm x 175 cm, 1934. Pinacoteca da irmandade do SS. Sacramento da Candelário, salão nobre do Consistório, Igreja da Candelária, Rio de Janeiro, RJ.

RETRATO DO CARDEAL DOM SEBASTIÃO LEME (detalhe)

RETRATO DO CARDEAL DOM SEBASTIÃO LEME (detalhe da alva)



A MULATA: óleo sobre tela, 46 cm x 37 cm, 1930. Museu de Arte do Estado da Bahia. Doação de Clemente Mariani.


RETRATO DO PINTOR FRANCISCO MANNA: óleo sobre tela, 46 cm x 38 cm, 1933. Sala Alberto Valença, Museu  de Arte do Estado da Bahia.

RETRATO DE HÉLIO RIBEIRO: óleo sobre tela, 46 cm x 38 cm, com dedicatória: " Ao  amigo Hélio", 1929. Coleção do  Prof. Hélio Ribeiro, Salvador, BA.

RETRATO DO PINTOR PRESCILIANO SILVA: óleo sobre tela, 54 cm x 45 cm, com dedicatória: "A Presciliano - Alberto 1937". Coleção Alice Moniz Silva, Salvador, BA.

RETRATO DE VERA: pastel e guache em papel, 58 cm x 55 cm, 1937. Coleção Jorge e Vera Costa Pinto, Salvador, BA.

RETRATO DE HILDEBRANDO: óleo sobre tela, oval, 24,5 cm x 19,5 cm, 1934. Coleção Hildebrando Jatobá Filho, Rio de Janeiro, RJ.

RETRATO DE CARLOS AGUIAR DA COSTA PINTO: óleo sobre tela, 62,5 cm x 52 cm, 1940. Galeria do Palácio da Associação Comercial da Bahia.

RETRATO DE EMIL WILDBERGER. óleo sobre madeira, 63 cm x 52 cm, 1946. Galeria da Associação Comercial da  Bahia.

RETRATO DE SOLANGE: pastel em papel, 34 cm de diâmetro com dedicatória: "Para Solange - Ato. Valença - 1942". Coleção Hosanah de Oliveira, Salvador, BA.

RETRATO DE DOM PLÁCIDO STAEB (Abade do Mosteiro de São Bento da Bahia, detalhe). Galeria dos Abades, Mosteiro de São bento, Salvador, BA.

RETRATO DE DOM PLÁCIDO STAEB (detalhe da mão direita).

RETRATO DE DOM PLÁCIDO STAEB (detalhe da mão esquerda).

RETRATO DE ANTÔNIO MONIZ SODRÉ DE ARAGÃO: óleo sobre tela, 63 cm x 51 cm. Galeria da Congregação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

RETRATO DE D.ROMANA ( Maria Romana Moniz de Aragão Calmon Bittencourt): óleo sobre tela, 60 cm x 50 cm, 1954. Coleção Jorge Calmon, Salvador, BA.

RETRATO DE ALMACHIO DINIZ GONÇALVES: óleo sobre tela, 63 cm x 51 cm. Galeria da Congregação da  Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

RETRATO DO PINTOR MANUEL MENDONÇA FILHO: óleo sobre tela, 61 cm x 50 cm, com dedicatória: " Para Mendonça Filho - Alberto Valença - 1966". Coleção Vva. Manuel Mendonça Filho, Salvador, BA.

RETRATO DE JOSÉ RAUL DA COSTA DÓRIA: óleo sobre tela, 63 cm x 51 cm, 1950. Galeria da Congregação da  Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

RETRATO DE LUIZA: óleo sobre eucatex, 40 cm x 32 cm,  com dedicatória: " Para maria Luiza - Alberto Valença", 1960. Coleção Wenceslau Pires da Veiga, Salvador, BA.

RETRATO DE AMIGO: carvão sobre papel, 47 cm x 34 cm, com dedicatória: " Para clarival - Alberto Valença- BA - 1962".

RETRATO DE CONCEIÇÃO MENEZES: óleo sobre tela, 70 cm x 57 cm. Pinacoteca do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

RETRATO DO POETA GODOFREDO FILHO: carvão sobre papel, 47 cm x 34 cm, "Para Godofredo - Alberto Valença 12-4-71". Coleção Godofredo Filho, salvador, BA.

GAMELEIRA: óleo sobre eucatex, 41 cm x 33 cm, 1973. Nota: último quadro assinado. Acervo do Artista, salvador, BA.

RETRATO DE CARLOS EDUARDO ROCHA: óleo sobre madeira, 38,5 cm x 29,5cm, 1973. Coleção Carlos Eduardo da Rocha, Salvador, Ba.

PAISAGEM INACABADA: óleo sobre tela, 39 cm x 49 cm, 1973-74. Acervo do Artista, Salvador, BA.

MARINHA INACABADA: óleo sobre tela, 27,5 cm x 40 cm, 1973. Acervo do artista, salvador, BA.


RETRATO DO EX-GOVERNADOR ARTUR NEIVA:  foto, cortesia da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia: Memorial dos Governadores Republicanos do Estado da  Bahia.


RETRATO DO EX-GOVERNADOR ANTÔNIO FERNANDES DANTAS:  foto, cortesia da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia: Memorial dos Governadores Republicanos do Estado da  Bahia.


RETRATO DO EX-GOVERNADOR LUÍS VIANA FILHO: foto, cortesia da Fundação Pedro Calmon - Centro de Memória e Arquivo Público da Bahia: Memorial dos Governadores Republicanos do Estado da  Bahia.






PAISAGEM BRETANHA - 27 cm x 40 cm.


PAISAGEM - 13 x 20 cm, 1934.












5 comentários:

  1. Grande iniciativa
    Para mim,o maior pintor de cavalete da Bahia.Poucos artistas conseguiram absorver e transpor para tela tão bem a atmosfera baiana,suas cores,luzes e até mesmo seus aromas.Uma referencia constante para meu trabalho.
    Leonel Brayner,também pintor.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!! Uma viagem através do tempo!!

    ResponderExcluir
  3. É sempre muito emocionante ver a pintura deste grande artista Alberto Valença, me orgulha saber que ele foi um dos grandes mestre da centenária Escola de Belas Artes deixando um grande legado a qual hoje sou Diretora.
    Nanci Novais

    ResponderExcluir
  4. Fui um grande amigo do Pintor piracicabano Antonio Pacheco Ferraz. Ele faleceu aos 102 anos, em 2006. Passávamos horas conversando em seu atelie e ele me falava de seu grnade amigo Valenca,com quem estudou na Franca, na década de vinte do século vinte. Ele tinhaq em sua coleção 3 obras desse seu amigo Baiano e quando falava dele seus olhos brilhavam... e dizia de seu trágico fim... Acredito que tais obras ainda estão em poder de seu filho, de quem sou grande amigo... vou pesqueisar.... ele mora perto de casa. Como ele nao sabe na verdade quem foi o pntor, talvez eu consiga por um preço razoável, adiquirar uma obra do pntor V?alença... inclusive vi aqui muitas que lembram a pintora de Pacheco Ferraz. é isso. valeu... se qiserem entrar em contato, posso mostrar as obras do pacheco... esiopoeta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Prezado Esio,
    Fiquei surpresa com seu depoimento. Sou casada com Antonio Alberto, filho do pintor Valença. Venho pesquisando a vida e obra de Alberto Valença há uns seis anos e finalmente terminei o livro, com o título de Conversando com a Pintura de Alberto Valença: um romance biográfico, que já está na gráfica.
    Vou entrar em contato pelo seu email
    Atenciosamente,
    Vera Spínola
    veramaria737@gmail.com

    ResponderExcluir